Lycée Louis le Grand

depuis 1563

 

(en cas d'affichage défectueux, merci de rafraîchir la page)

Flash info

Réunions parents - professeurs

2ndes : lundi 18 septembre 2017, 18h15 - 20h

1ères : mardi 19 septembre 2017, 18h15 - 20h

Term. : jeudi 21 septembre 2017,  18h15 - 20h

portugais

Présentation en portugais

Apresentação do Liceu Louis-Le-Grand

 

Apresentação resumida do Liceu

O Liceu Louis-Le-Grand é um estabelecimento de ensino público. Ele abrange o Liceu propriamente dito (800 alunos) e as classes de preparação (900 estudantes).

Fundado em 1563, ele está situado no coração do Quartier Latin. O Quartier Latin é o bairro tradicional dos estudantes em Paris. Rico em História, em Arquitetura, em Cultura, esse bairro agrupa os mais antigos e prestigiosos estabelecimentos de ensino franceses (a Sorbonne, o Collège de France)

O Louis-Le-Grand, Liceu de excelência, constitui um elemento de primeira linha na formação das elites francesas. Os antigos alunos que se tornaram estadistas, diplomatas, prelados, marechais de França, acadêmicos, homens de letras, são incontáveis. «O Colégio dos Jesuitas em Paris», escreveu Élie de Beaumont em 1862, «é, há muito tempo, um celeiro do Estado, o mais fecundo em grandes homens». Assim poderíamos citar Molière, Voltaire, Victor Hugo, todos escritores célebres e todos antigos alunos do Liceu. Da mesma forma, Pompidou, Giscard d’Estaing, Chirac, todos presidentes da Quinta República, e todos egressos das classes do Louis-Le-Grand.

Quadrantes solares do Liceu
sundials.jpg

 

Desde sua criação, o Liceu estabeleceu uma tradição de abertura ao mundo que se manteve ao longo dos séculos : um décimo pelo menos de seus efetivos sempre representaram "o resto do mundo". O ensino ali dispensado é gratuito, acccessível a todos. A seleção se realisa unicamente pelo mérito pessoal, fruto do esforço e do trabalho.

Não se entra no Louis-Le-Grand pelo sobrenome,
mas a passagem por ele pode contribuir para criar-se um nome.